Se você é educador ou acadêmico, certamente já ouviu falar no ChatGPT, o novo recurso de Inteligência Artificial que surgiu no final de 2022. Em formato de chat online, o programa conversa com você: basta digitar uma pergunta e ele irá lhe responder tempo real. A resposta é muito bem redigida e a ferramenta é gratuita.
Em meio a tanta conversa sobre Inteligência Artificial, é natural que educadores se perguntem: “e agora? Posso utilizar o ChatGPT para produzir material de ensino?”
A resposta é sim, mas de forma limitada.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o ChatGPT e como ele funciona. Esclarecido o seu papel, podemos pensar em como tirar proveito dessa nova ferramenta.
Como funciona o ChatGPT?
Em primeiro lugar, vamos esclarecer uma confusão: o ChatGPT não é uma ferramenta de busca, mas sim de texto!
O objetivo da OpenAI (empresa que criou o ChatGPT) é desenvolver uma ferramenta capaz de compreender e se comunicar em linguagem natural humana. É basicamente uma máquina que sabe falar muito bem.
Sendo assim, o ChatGPT gera a resposta mais plausível do ponto de vista linguístico, mas não do ponto de vista factual.
Você pode fazer uma pergunta a ele do mesmo jeito que você faria para o Google, por exemplo. Mas, ao contrário do Google, que traz uma lista de referências em formato de links para você encontrar a resposta ideal, o ChatGPT formula uma resposta em texto já pronto, sem lhe dizer de onde “tirou” aquela informação. Por conta de bugs na ferramenta, nem sempre a informação será verdadeira (são as chamadas “alucinações”) – mas ela sempre virá numa gramática impecável. Mais uma vez: é uma ferramenta de texto, não de busca.
Por isso, é necessário saber utilizar o programa de acordo com a sua função.
Se você quer melhorar um texto já escrito, gerar exemplos e conteúdo básicos, sinta-se livre para utilizar o programa. Todavia, encare o ChatGPT como um otimizador, jamais como substituto do trabalho intelectual humano.
Para entender como utilizar o programa a seu favor, elencamos alguns fatos para você ter em mente:
Como posso utilizar o ChatGPT no meu curso?
1. Revisão de texto
Como uma ferramenta textual, o ChatGPT pode ajudar você e seus alunos com a formatação de textos e referências (ABNT, APA, entre outros). Na hora de montar o seu conteúdo, seja qual for, é possível pedir para o programa fazer a formatação final.
Além disso, ele pode fornecer uma revisão gramatical do conteúdo e até mesmo uma tradução para outro idioma. Experimente formatar seu conteúdo através da ferramenta e verifique o resultado.
2. Personalização
Outro caminho a se seguir é o da personalização de conteúdo e método de ensino para diferentes alunos. Podemos pedir para que a ferramenta adapte o conteúdo educativo para um perfil de aluno específico – ou até mesmo que crie alternativas de apresentação de diferentes temas.
Sabendo que cada aluno é único e possui preferências, habilidades e desafios distintos, o ChatGPT pode ser um grande aliado no processo de acessibilidade, seja na linguagem utilizada, nos exemplos ou no ritmo de estudo. Além disso, a ferramenta pode criar histórias inéditas para introduzir diferentes tópicos, tornando a experiência educacional mais leve e descontraída, além de simplificar a linguagem de textos mais complexos, tornando-os acessíveis.
3. Banco de questões
Visto que o ChatGPT tem acesso a um banco de dados muito grande (45 terabytes de informações), ele pode ajudar na pesquisa de questões já existentes, assim como criar exercícios e quizzes novos. Para isso, é indicado fornecer ao programa um texto base, pois a inteligência artificial trabalha melhor se você fornecer a fonte de informação com a qual ela deve trabalhar. Copie e cole o seu material de ensino, artigo científico ou capítulo de livro no prompt do programa e peça para que ele desenvolva exercícios referentes àquele conteúdo.
4. Organização
Preparar uma aula pode ser tarefa fácil para alguns e um pesadelo para outros. Assim como os alunos, educadores também têm diferentes pontos fortes, e podem enxergar a organização e elaboração de uma aula como algo desafiador. Nesse sentido, o ChatGPT pode ser de grande ajuda.
O programa pode ajudar com a organização do seu curso, elencando o que faz mais sentido ser ensinado logo no início ou apenas ao final da aula. Experimente “entregar” seu conteúdo para a inteligência artificial e peça para que ela monte um plano de ensino que faça sentido para você. Além disso, você pode fazer perguntas relacionadas ao tema do seu curso e obter ideias de tópicos a serem abordados.
Desafios e limitações
1. Conteúdo repetitivo
Cuidado com conteúdo repetitivo. Se você souber fazer a pergunta certa, é possível que o ChatGPT lhe apresente um conteúdo diferenciado, porém não aposte na automação para substituir seu processo criativo e crítico. Utilize-o apenas como um complemento para seu curso, deixando o conteúdo principal nas mãos de um especialista.
2. Banco de dados limitado
A versão gratuita do ChatGPT só possui informações até o ano de 2021. Respostas para perguntas relacionadas a acontecimentos após esse ano de referência conterão erros. É possível que o resultado seja uma mensagem com um pedido de desculpas, pois a ferramenta não tem a informação desejada. É possível também que o ChatGPT “desconverse”: em vez de informar que não possui a informação, ele irá trazer constatações diversas previamente feitas acerca do assunto questionado.
3. Alucinações
Existe ainda uma terceira opção de resposta para perguntas que o programa não sabe responder: ele inventa. Esses textos inventados sobre coisas que não existem ou situações que não aconteceram são chamados de “alucinações” e são um risco para quem produz conteúdo a partir da ferramenta. O ChatGPT pode mencionar pesquisadores e até mesmo artigos que simplesmente não existem, além de sustentar um texto inteiro apenas com “hipóteses” da máquina. Por isso NUNCA publique um conteúdo gerado por ChatGPT sem antes fazer uma revisão criteriosa do mesmo.
4. Falta de transparência
O ChatGPT não indica fontes. Não é possível saber qual a referência da ferramenta acerca das informações fornecidas. Se questionado, ele dirá que não é possível determinar fontes específicas, pois suas respostas não são baseadas em uma única fonte de informação e sim a partir da relação de uma série de dados textuais.
Essa falta de transparência dificulta a checagem da veracidade das informações fornecidas. Como o ChatGPT pode inventar respostas (e as sustentar muito bem), é imprescindível checar as informações fora da plataforma.
Para além da produção de conteúdo
E se eu não quiser utilizar o ChatGPT para gerar conteúdo, ele pode me ajudar de outro jeito? A resposta é sim. Aqui vamos dar algumas sugestões de uso para além da produção de conteúdo:
1. Avaliação avançada
Que tal “bolar” métodos de avaliação que saiam do padrão e se baseiem na leitura crítica, na capacidade de relacionar o conteúdo com questões atuais e assim por diante? Já que agora temos uma ferramenta para nos ajudar com o básico, façamos uso da mesma e utilizemos o tempo poupado para inovar e aprofundar os métodos de avaliação.
Para além desse exercício, o próprio educador pode utilizar o ChatGPT para lhe ajudar nas avaliações. Inserindo um comando adequado, o programa será capaz de avaliar respostas, quizzes e provas, além de informar, de forma ágil, as áreas em que seus alunos estão com maior dificuldade.
2. Interatividade
O ChatGPT pode ser integrado à sala de aula, tanto para aulas gravadas quanto síncronas. Estimule os estudantes a fazer perguntas ao ChatGPT e avaliar as respostas, complementando-as ou refutando-as. Essa prática pode promover habilidades argumentativas e um aprofundamento ainda mais intenso dos conteúdos.
3. Prática de idiomas
Caso o seu curso envolva o aprendizado de idiomas, encorajar o aluno a conversar com o ChatGPT no idioma ensinado pode ajudar na expansão do vocabulário do estudante. Por isso, estimule o uso descontraído da ferramenta na “conversação”.
E agora? Devo utilizar o ChatGPT?
A resposta para a questão “devo ou não utilizar o ChatGPT?” depende de você. Ele pode lhe ajudar a economizar tempo, na personalização do aprendizado, numa maior interação online e em demais fatores tão importantes para a educação EaD. Todavia, também pode tornar a dependência tecnológica ainda mais intensa, limitação pré-existente no ensino à distância.
Optando por utilizá-lo ou não, lembre-se disso: se o educador não conhecer o ChatGPT, o aluno provavelmente irá. Por isso, é no mínimo interessante que você entenda seu funcionamento e saiba do que se trata, principalmente para poder conversar com os seus alunos sobre o seu uso apropriado.
Caso escolha utilizar a ferramenta, o seu primeiro passo deve ser se aprofundar nela. Conheça-a bem, estude-a, faça testes, descubra todas as suas potencialidades e obstáculos. Compreendendo todas as suas nuances, será mais fácil saber o que gerar ou não a partir do programa.
Por fim, uma ressalva do próprio ChatGPT: sempre revise as respostas geradas para garantir que elas sejam precisas e relevantes. Além disso, considere usar o ChatGPT apenas como uma ferramenta complementar a outras fontes de informação. Assim você garante uma experiência única, completa e confiável.
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